TEMPO

 

O que é o tempo pra você?

Tempo é a nossa vida, mas como fazer bom uso dele e saber administra-lo bem para que consigamos fazer nosso dia “caber” nele.

Para uns o tempo voa, para outros o tempo passa lentamente, mas a verdade é uma só, o tempo é o mesmo em questão de horas, minutos e segundos, o relógio anda igual para todo mundo.

Mas tente observar o seu dia-a-dia e saberá distinguir qual o significado do tempo, o que precisa administrar neste seu tempo e o que pode se ajeitar para que realmente seja proveitoso e consiga fazer exatamente “tudo” que precisa.

Se é jovem ou velho, não é essa a importância do tempo que queremos enfatizar, mas sim como organizar e distribuir bem o seu tempo para tirar o maior proveito dele.

 

TEMPO: O SEU CAPITAL

O tempo é o seu capital, então vamos lá:

Se organize para que não seja mais um a dizer que não conseguiu fazer algo para você mesmo porque “não teve tempo”, por isso aqui o essencial é o planejamento.

E para se planejar e conseguir executar, segue abaixo alguns tópicos:

 

PLANEJAMENTO:

1- Meta. Defina sua meta: a curto, médio e a longo prazo. Coloque datas para execução dos seus projetos ou afazeres, lembrando sempre que você só pode executar uma coisa de cada vez.

2- Priorizar o urgente, o que for realmente essencial, necessário, inadiável, e execute. Na sequência, vai escalonando as emergenciais, e as tarefas que se não fizer hoje, não te causarão problemas.

3- Não desperdice seu tempo, ele é valioso, e se puder delegar tarefas que te ajudarão a concluir as suas tarefas, então faça, porque te aliviará e te deixará com mais tempo para executar as suas tarefas de modo a produzir melhores resultados.

 

DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO

Distribua seu tempo de modo a deixá-lo executável, como por exemplo:

Período da manhã:

  • fazer minha rotina de exercícios ou academia
  • leitura de um livro, entrar nas redes sociais, e-mails ou sites
  • trabalho
  • almoço (determine horários fixos para otimizar o seu tempo)
  • e assim sucessivamente…
  • vai escalonar as suas prioridades e determinar um tempo para cada tarefa.

E saiba que imprevistos podem ocorrer a todo instante e te tirar do foco, mas não se perturbe e terminando essa interrupção, volte imediatamente a focar-se de onde parou, retomar seu projeto.

Tenha sempre em mãos algo possível de anotar ideias que possam surgir, e isso acontece quando menos esperar, veja coisas, lugares  diferentes e procure estar com pessoas que te inspirem, que sejam como alavanca, não como âncora.

 

POSTERGAR

O maior VENENO para o cumprimento das suas tarefas, chama-se POSTERGAR.  Aprenda a decidir por completar cada tarefa, eliminando tudo que for desnecessário, importante, sem lamentar, porque fazendo assim, o tempo se tornará ENERGIA.

Termine seu dia tentando findar com ele as suas tarefas, preparando para um novo dia com novas tarefas.

 

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder”… (Eclesiastes 3: 1 a 6)

Não se culpe caso não consiga encerrar o dia com os seus objetivos concluídos.

Não seja escrava do tempo, mas use-o sempre a seu favor.

 

Compartilhar: