Skincare de verão: o que incluir no nécessaire além do protetor solar

Sol, praia, piscina, calor… sentimos na pele os efeitos do verão. Por isso, nesta época do ano é preciso redobrar os cuidados (e incluir alguns passos específicos) para manter o maior orgão do nosso corpo em dia. Segundo Wendell Santos, formador de skincare de Lancôme no Brasil, diferente do inverno – em que temos o hábito de lavar o rosto ou tomar banhos com a água quente e usamos produtos enriquecidos para driblar o ressecamento da pele -, no verão não queremos ter aquela sensação de pele pegajosa e transpiramos mais por conta das altas temperaturas.

LEIA MAIS:
Universa lança manual de conduta para cobertura de violência contra mulher
Senadores defendem campanha pelo fim da violência contra as mulheres
Apoio de amigos e do estado ajuda mulher a enfrentar violência em casa

“O mais recomendado são as opções de texturas mais leves de skincare, com a quantidade adequada (sem desperdício ou exagero) e que darão a pele a sensação de frescor. E o mesmo serve para quem é apaixonado por uma rotina mais completa, como a K-Beauty e que amam diferentes texturas e opções de produtos”, diz. Na hora de montar o nécessaire de verão ideal dê preferência para produtos com texturas mais leves, fluídas e em gel que rapidamente serão absorvidas pela pele e auxiliarão na hidratação dela!

Além disso, como neste período costumamos ter mais contato com a água do mar e piscina, com o sal e as substâncias utilizadas para limpar a água, é possível notar desconforto ou alguma irritabilidade para a pele. “A dica para montar o seu nécessaire de verão, é sempre ter em mente que proteção, frescor, hidratação e conforto são os pontos essenciais para manter a pele saudável e tratada. Nada de se expor ao sol sem o uso de fator de proteção e também utilizar um cleanser, tônico, sérum, creme para o rosto e olhos e um balm labial”, recomenda.

Skincare: a limpeza

Segundo o especialista, a higienização da pele deve estar de acordo com o seu tipo de pele. “Use sempre um cleanser que removerá as impurezas, os resquícios de maquiagens e fator de proteção. Além dele auxiliar desobstruindo os poros, faz com que a pele fique protegida contra a proliferação das bactérias. Importante também utilizar um tônico após higienizar a pele, a prática do uso deste item é primordial e indispensável para equilibrar o PH e remover por completo quaisquer impurezas”, explica.

Hidratação do rosto

“A hidratação externa da nossa pele é tão importante quanto beber água, e uma pele hidratada mantém o viço, a integridade da barreira de proteção da derme e evita problemas como a descamação, ressecamento e envelhecimento precoce”, diz. Além disso, Wendell explica que investir em séruns e produtos formulados com pro e prebióticos que fortaleçam o microbioma da pele também é essencial para mante-la protegida.

Foco na área dos olhos e lábios

Depois de cuidar do rosto, é hora de cuidar da região mais sensível dele. “A pele da área dos olhos é 10 vezes mais fina que toda a pele do nosso corpo e os cremes específicos para essa área proporcionam a função antissinais, diminuindo as linhas de expressão, combatendo as olheiras e o inchaço”, ensina. Já para os lábios, é importante mantê-los nutridos com produtos específicos que evitem o ressecamento.

Skincare e afin: o que incluir no nécessaire?

Na hora de escolher o skincare e os produtos e texturas mais indicados, é preciso levar em conta seu tipo de pele e, claro, sua preferência quando o assunto são as texturas. “Protetor solar sempre! á em relação a outros produtos, para os dias mais quentes e para as peles mistas e oleosas, as texturas mais recomendadas são as fluídas e aquosas, como os séruns e gels que em sua maioria são de rápida absorção e conferem aquela sensação de frescor e lembram bastante a água porque não vai pesar e acabam penetrando rapidamente nas camadas internas da pele”, diz.

O legal é que essas texturas podem ser usadas não apenas no passo de tratamento, mas junto à maquiagem. “Por exemplo, para quem gosta de pele fresh, com aquele aspecto de “pele nada” bem natural e com pouca maquiagem, pode-se fazer uma misturinha de base e hidratante. Além de proporcionar o tratamento, nutrindo a pele, vai deixa-la com aquele viço saudável e bem natural. O que é perfeito para a estação!”, ensina.

Via: MarieClaire

Compartilhar: