Melhor horário para exercícios é diferente para homem e mulher, diz estudo

O exercício físico é bom para você em qualquer momento do dia, mas o momento para obter o melhor resultado varia entre mulheres e homens, de acordo com um estudo dos Estados Unidos.

LEIA MAIS:
3 fatores que explicam por que mulheres serão decisivas na eleição de 2022
Quase metade das profissionais mulheres se sentem esgotadas, diz pesquisa
Bolsa brasileira B3 lança programa de estágio em tecnologia voltado para mulheres

A pesquisa afirma que as mulheres queimam mais gordura corporal durante o exercício matinal, e os homens, à noite. Diferenças nos hormônios, relógios biológicos e ciclos de sono entre os sexos podem influenciar na queima de calorias.

Até aqui, muito do que se sabe sobre este tema é baseado em estudos só com homens, apontam os pesquisadores.

O estudo com 30 homens e 26 mulheres — todos ativos e saudáveis, e entre 25 e 55 anos — durou 12 semanas e monitorou os efeitos de um programa variado de condicionamento físico, que incluiu alongamento, corrida e treinamento de resistência.

Um grupo se exercitou por uma hora antes das 8h30 da manhã, enquanto o outro grupo seguiu as mesmas atividades à noite, entre 18h e 20h. Todos os participantes seguiram um plano de refeições especial.

Os pesquisadores testaram a pressão arterial e a gordura corporal de todos ao longo do estudo, bem como sua flexibilidade, força e potência aeróbica no início e no fim.

Ao longo do teste de 12 semanas, todos tiveram melhora na sua saúde em geral e no desempenho, independentemente de quando se exercitaram.

“A melhor hora para o exercício é a que se encaixa na sua agenda”, diz Paul Arcerio, principal autor do estudo e professor de Saúde e Ciências Fisiológicas Humanas do Skidmore College, em Nova York.

Exercícios: cedo ou tarde?

Com base nos resultados dos estudos, as mulheres são orientadas a se exercitar pela manhã para reduzir com maior eficiência a gordura na cintura e a pressão arterial, diz Arcerio.

No entanto, ele diz que as mulheres que tentam melhorar a força muscular na parte superior do corpo, bem como o humor geral e a ingestão de alimentos, devem fazer exercícios noturnos.

Os homens que participaram do estudo são menos sensíveis à hora do dia em que se exercitam. Mas treinos para aumentar a força física funcionam melhor pela manhã e à noite.

O exercício noturno foi considerado “ideal para homens interessados em melhorar a saúde cardíaca e metabólica, bem como o bem-estar emocional”, diz Arcerio.

Melhorar a saúde metabólica significa reduzir o risco de doenças como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrames.

Não está claro exatamente por que as respostas de homens e mulheres ao momento do exercício foram tão diferentes. Agora, os pesquisadores dizem que são necessárias mais pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Eles dizem que as mulheres podem queimar mais gordura corporal pela manhã porque são mais propensas a ter excesso de gordura abdominal. Os ritmos internos do corpo também podem influenciar no processo.

O estudo, publicado na Frontiers in Physiology, monitorou pessoas com peso saudável, mas os pesquisadores dizem que o resultado também pode aparecer em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Fonte: BBC

Compartilhar: