Governos liderados por mulheres cumprem mais promessas, diz estudo

Uma pesquisa realizada pela Universidade Rice, nos Estados Unidos, e publicada no último dia 18 de fevereiro na revista Legislative Studies Quarterly, constatou governos com forte representação feminina têm maior probabilidade de cumprir as promessas de campanha. O estudo também mostrou que essa probabilidade aumenta quando mulheres ocupam cargos de liderança.

LEIA MAIS:
Google abre inscrições para programa de treinamento de carreiras e negócios voltado para mulheres
Luiza Trajano lança movimento para vacinar todos os brasileiros até setembro; entenda
8 passos para elevar o seu spa day em casa à décima potência

Liderado por Jonathan Homola, professor assistente de ciência política na Rice, artigo examina as promessas de campanha de governos e a subsequente formulação de políticas por partidos no poder em 10 países europeus, nos Estados Unidos e no Canadá. Também foram levados em conta dados sobre mulheres na liderança do partido e em cargos eletivos.

Governos e mulheres

E o que se observou é que quanto mais mulheres em cargos altos, maior a probabilidade de as promessas feitas durante a campanha eleitoral serem cumpridas. “As mulheres podem de fato ser mais eficazes nesse processo do que os homens, mesmo quando enfrentam os mesmos desafios institucionais”, comenta Homola, em nota.

No resumo do artigo, o pesquisador afirma que os achados podem ter implicações para o entendimento da importância de ter mais representação feminina em cargos de poder, além de apontar caminhos para a competição entre partidos e adotar políticas públicas mais abrangentes.

Via: Galileu

Compartilhar: