Dicas fáceis para cuidar da pele durante a quarentena

Durante a quarentena, os cuidados com a pele podem ficar um pouco desleixados, já que clínicas de estética e consultórios dermatológicos ainda não retomaram as atividades completamente.

Felizmente, há maneiras simples, rápidas e baratas de manter a pele saudável enquanto a vida não volta ao normal.

Em entrevista para o Extra, a dermatologista Hellisse Bastos aponta alternativas caseiras para manter o rosto saudável sem precisar sair de casa.

LEIA MAIS:
Gestantes: como manter a saúde mental em tempos de pandemia
Sinal Vermelho: CNJ lança campanha de ajuda a vítimas de violência doméstica na pandemia
Dicas para manter o equilíbrio emocional das crianças na quarentena

Maquiagem com efeito de preenchimento

O preenchimento com ácido hialurônico funciona como um jogo de sombra e luz, que realça e destaca partes do rosto. Hoje, várias técnicas de maquiagem alcançam o mesmo efeito que o preenchimento, adicionando brilho e cor à pele. Um blush, por exemplo, pode dar um aspecto mais rosado e saudável ao rosto. Com maquiagem, também é possível afinar um pouco o nariz, jogando contornos nas laterais e iluminando a área central.

Hidratação

Tenha um bom hidratante para a pele em casa. Ele é o responsável por manter a textura da derme sempre bonita, diminuindo rugas e o aspecto de ressecamento. Escolha um produto que seja de boa qualidade, dermatologicamente testado e adequado para o seu tipo de pele.

Esfoliação

Importante para renovação da pele e, também, para remover células mortas do rosto, o processo deve ser feito a cada 15 dias para melhorar a oleosidade e retirar impurezas. Mas atenção: esfoliantes caseiros não são totalmente recomendados, pois podem causar alergias e ressecamento, além de existir o risco dos ingredientes mancharem a pele quando expostos ao sol.

Alguns ingredientes frequentemente usados em receitas caseiras populares na internet, como o sal grosso e o açúcar cristal, podem agredir a pele, uma vez que as partículas esfoliantes são pontiagudas demais. Por isso, a maneira mais segura para esfoliar a pele é utilizar produtos específicos recomendados por dermatologistas, que podem ser encontrados em farmácias ou feitos por manipulação com prescrição.

Máscaras clareadoras

Existem máscaras caseiras que podem ser usadas para uniformizar o tom da pele. Quanto mais uniforme a cor da pele do rosto, melhor o aspecto e a aparência jovial. Confira uma receita caseira indicada pela profissional a seguir:

Máscara caseira para clarear e melhorar acne

O melhor horário de utilizar a misturinha é antes de dormir, já que é um horário onde não há contato com o sol, que pode causar o aparecimento de manchas. Para um resultado mais rápido, procure usar a máscara ao menos duas vezes por semana. Em casos mais extremos, faça em dias intercalados. Simples de preparar, a mistura é indicada para qualquer tipo de pele.

Ingredientes:

2 (duas) colheres de sopa de borra de café

1 clara de ovo batida em neve

1 ou 2 gotas de óleo de gerânio ou de amêndoas

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta com aspecto arenoso. Antes de tomar banho, aplique essa mistura no rosto e tome cuidado para não esfregar a área dos olhos. Faça movimentos circulares, controlando a força para não agredir a pele. Na área dos olhos, aplique a máscara com bastante cuidado. Deixe agir por 10 minutos. Em seguida, retire a máscara com água em temperatura ambiente (morna ou aproveitando a água do banho). Seque o rosto com cuidado e aplique o creme que você usa normalmente. Se a sua pele for oleosa, use cremes que não utilizem óleos em sua composição.

Via: Extra

Compartilhar: