Quer ter cabelos saudáveis?? 

Seja Rapunzel ou estilo moderno, ter o cabelo saudável, brilhante e com vida é o sonho de toda mulher não é mesmo??

 

Cabelos x alimentação

 

 

 

 

 

 

Mas você sabia que o aspecto do nosso cabelo diz muito sobre a nossa saúde?

Pois é, quando estamos nos alimentando mal, com falta de nutrientes, o cabelo, unhas e pele nos mostram isso com clareza, ficando fracos, opacos, quebradiços e muitas vezes reduzindo a velocidade de crescimento que é em torno de 1 cm por mês.

Quando nos preocupamos exclusivamente com as calorias ingeridas, para ficar com aquele corpo bacana podemos entrar em um quadro chamado “fome oculta” que é justamente a falta de vitaminas e minerais essências para o bom funcionamento do nosso organismo e consequentemente tudo aquilo que precisa dessas vitaminas e minerais “para” de funcionar.

Dieta saudável

Basicamente uma dieta saudável e equilibrada já possui um suporte adequado para o crescimento e manutenção dos fios, os principais nutrientes relacionados a saúde capilar são:

PROTEÍNAS X VITAMINAS

Proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, vitamina E, vitamina C, zinco, magnésio, ferro, cálcio e ômega-3. Parece muita coisa, mas todos esses nutrientes estão presentes na nossa alimentação do dia-a-dia, nas carnes, ovos, grãos integrais, frutas, verduras e oleaginosas.
O consumo de álcool, alimentos refinados e clara de ovos em excesso também prejudicam nossas madeixas. Porém a alimentação não é a única influenciadora da saúde dos cabelos, processos químicos, calor em excesso, genética, idade, alterações hormonais e estresse também são considerados maléficos.

Então de nada adianta gastarmos todo nosso dindin em produtos caros e profissionais se a gente não se cuidar de dentro pra fora, ok?
De qualquer maneira, é sempre bom procurar o auxílio de um profissional da área, porque cada indivíduo é único e precisa se alimentar como tal.

 

Por: Nutricionista Carolina Saullo

Formada pela UNESP/Botucatu com especialização em medicina do exercício físico e do esporte e mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu.
Atuou três anos em consultório, na área de saúde e estética facial e corporal.
Atualmente cursa o doutorado em tocoginecologia.

Compartilhar: