Como controlar a oleosidade da pele

A volta das férias é um período de adaptação não só para a cabeça, que precisa retomar a rotina. A pele também precisa se readaptar ao ambiente. Depois de muitos dias de exposição ao sol, e uma rotina de skincare que talvez tenha ficado um pouco de lado, é necessário equilibrar a produção excessiva da oleosidade da pele. Para isso, a dermatologista, especialista em cosmiatria Luciana Garbelini, dá quatro dicas certeiras.

LEIA MAIS:
Alimentos para desinchar, regular o intestino e com efeito detox
Karol Conka e sua maquiadora revelam truques de beleza para pele negra
18 exposições de moda para visitar virtualmente em 2021

Limpeza cuidadosa

“Para quem está sofrendo com a oleosidade em excesso no pós férias, limpar o rosto profundamente é indispensável. Essa limpeza vai remover resíduos de sujidades dos poros e aquele aspecto melado do rosto, controlando o excesso de sebo”, explica a dermatologista, que alerta para que essa higienização seja feita no máximo duas vezes por dia, de manhã e à noite, para evitar o efeito rebote. Dê preferência para géis e espumas de limpeza com toque suave, que limpam sem agredir a pele.

Lenços sempre à mão

Caso a oleosidade persista ao longo do dia, entre uma limpeza e outra, aproveite os benefícios dos lenços de limpeza: “uma boa alternativa são os lenços micelares que demaquiliam, tonificam e hidratam a pele, ajudando na tarefa de eliminar as impurezas, atuando no controle de brilho e deixando que a pele respire ao longo do dia.”

Escolha máscaras específicas

Durante a rotina de tratamento, prefira máscaras faciais anti oleosidade, como as de carvão. A dermatologista explica que esse ativo promove uma limpeza profunda, já que as partículas desse mineral funcionam como uma esponja absorvendo a oleosidade, toxinas e as sujeiras da pele, como células mortas e resíduos de maquiagem. “Outro benefício do carvão é a diminuição de poros que reduzem de tamanho com o tratamento a longo prazo, já que ele pode eliminar as impurezas que se acumulam no interior desses furinhos”, complementa.

Oleosidade x maquiagem

Maquiagens muito pesadas e espessas podem causar entupimento e obstrução dos poros, o que consequentemente causa uma piora no quadro de produção da oleosidade. A dica é optar por produtos com texturas e formulações leves e fluidas. BB Creams e protetores com cor ajudam a corrigir a pele sem pesar no visual.

Via: MarieClaire

Compartilhar: