Alimentos para desinchar, regular o intestino e com efeito detox

É raro encontrar uma pessoa que nunca tenha sentido aquela sensação de peso, estufamento, ou até mesmo enjôo por ter comido alimentos demais ou algo que não caiu bem. E, no verão, devido ao calor excessivo, os desconfortos com inchaço são ainda mais frequentes, segundo explica a médica e especialista em nutrologia, Vanessa Vargas Ferreira.

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“As altas temperaturas induzem o processo de vasodilatação, tornando as veias maiores e mais relaxadas, deixando as pernas e pés mais inchados nessa época. E os pacientes também reclamam de inchaço na área da barriga, mãos e coxas”, conta.

A especialista diz que a adoção de uma alimentação adequada ajuda muito para aumentar a disposição e devolver a sensação de corpo mais leve. Para melhorar o funcionamento intestinal e, consequentemente, aliviar o inchaço, a médica sugere a diminuição do consumo de adoçantes artificiais como a sucralose, sacarina e acessulfame.

“Eles podem levar ao desequilíbrio da microbiota intestinal com a proliferação de microorganismos patogênicos, causando o que chamamos de disbiose intestinal”, que é dificuldade na absorção de nutrientes e vitaminas.

Outro grande vilão, segundo Vanessa, é o excesso de sódio. “Comer alimentos com muito sal, embutidos, snacks industrializados e queijos amarelos, por exemplo, que possuem muito sódio, gera inchaço e desconforto estomacal com frequência”, alerta.

Para melhorar o funcionamento do intestino e diminuir o inchaço, a especialista em nutrologia orienta: “Procure aumentar o consumo de frutas como melão e melancia, que têm efeito diurético. Além disso, é importante beber muita água, água de coco e sucos naturais e ingerir iogurtes, pois ajudam na função intestinal, principalmente os probióticos”.

Confira a lista da dra. Vanessa Ferreira de alimentos que ajudam a desinchar, desintoxicar e melhorar o funcionamento do intestino:

Chá de hibisco: rico em compostos bioativos antioxidantes e vitamina C, possui propriedades diuréticas e é levemente laxativo. Pode ser tomado gelado e fica bem refrescante.

Mamão: a fruta é recomendada por possuir uma enzima chamada papaína, que facilita a digestão de proteínas e é um remédio natural para síndrome do intestino irritável e constipação intestinal, ajudando ainda no combate aos gases e distensão abdominal.

Farelo de aveia: rico em fibras, regula o trânsito intestinal e auxilia na digestão e absorção de nutrientes. Observação: também indico o consumo de Psyllium, fibra solúvel que contribui para a perda de peso ao promover saciedade e ainda auxilia no controle de gorduras e do colesterol.

Receitinhas saudáveis

Creme de Papaya

  • 1/2 mamão pequeno amassado
  • 01 xícara de leite de amêndoas
  • 1/4 de colher de chá de baunilha
  • 02 colheres de sopa de chia
  • Se precisar, adoce com xylitol (adoçante natural)
  • Misturar bem e levar a geladeira por 3 horas.
  • Saudável, nutritivo e saboroso.

Águas Aromatizadas

  • Calmante: 01 xícara de abacaxi, casca de 01 maracujá, 01 colher de sopa de flores de camomila e 01 litro de água
  • Diurética: 10 folhas de hortelã, 500ml chá de cavalinha, 1/2 pepino em rodelas, 1/2 limão e 500ml de água
  • Laxativa: 04 ameixas secas, polpa de 01 maracujá fresco com sementes, 1/2 laranja em rodelas e 1 litro de água
  • Detox: 10 folhas de hortelã, 02 fatias de abacaxi, 1/2 pepino em rodelas, 1/2 limão, 500ml de chá verde e 500ml de água.
  • Observação: guardar na geladeira por até 24 horas.

Via: MarieClaire

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