5 alimentos que ajudam a pele a se proteger contra o sol e a poluição

Entre as recomendações certeiras dos dermatologistas: usar protetor solar o tempo todo, mesmo quando estiver dentro de casa. “O filtro é importante para prevenir o aparecimento de câncer de pele e o fotoenvelhecimento da pele. No entanto, apesar de essencial, usar protetor solar não é a única medida que ajuda a manter a pele mais resistente aos danos causados pelo sol e pela poluição, existem também os alimentos.

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Além disso, ajuda a combater várias lesões benignas e malignas desencadeadas pelo sol, como: melanoses (manchas nas mãos e no rosto), melasma (mancha da gravidez ou não), leucodermia gutata (manchinhas brancas como sardas brancas nas pernas e braços), lesões pré-malignas (queratose actínica) e as malignas (câncer de pele: carcinoma basocelular ou espinocelular ou melanoma)”, explica Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Alimentos e saúde

De acordo com o geneticista diretor geral do Laboratório Multigene, Marcelo Sady, todos nós somos resultados da interação dos nossos genes com fatores ambientais.

“O nosso estilo de vida, nossa alimentação, nível de atividade física e nível de estresse modulam a nossa suscetibilidade genética”, diz.

Sendo assim, adicionar certos alimentos à dieta pode ajudar a aumentar a proteção solar natural e os antioxidantes da pele.

“É claro que a alimentação não substitui o protetor solar, mas é um reforço muito importante para deixar a pele mais resistente. vitando uma degradação de colágeno mais acentuada, e ajudando na formação dessa proteína de sustentação”, complementa Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Veja a seguir alguns alimentos que possuem qualidades naturais de proteção:

Tomate

Um estudo da Universidade de Michigan revelou que o licopeno, um antioxidante encontrado nos tomates, pode ajudar a prevenir queimaduras solares na pele.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que consumiram 40 gramas de pasta de tomate por dia (ou seja, cerca de 16 miligramas de licopeno), estavam mais protegidas contra os raios ultravioleta do que aquelas que não consumiram pasta de tomate.

“Os tomates também contêm um pigmento chamado luteína, que reduz os radicais livres nocivos originados de uma exposição solar sem proteção eficiente, minimizando o risco de um estresse oxidante na pele e de lesões causadas pelo sol”, afirma a Dra. Marcella.

Melancia

A melancia também é uma boa fonte de licopeno, um caratenóide que protege a pele contra queimaduras solares e câncer de pele.

“Os raios ultravioletas promovem a formação de radicais livres que podem danificar as células da pele. O licopeno atua como um escudo protetor para defender as células da pele desse ataque. Além do mais, a melancia é 90% aquosa, o que ajuda a manter seu corpo e sua pele hidratados”, afirma a médica.

Frutas vermelhas

Ricas em antioxidantes e vitamina C, que podem proteger a pele dos danos do sol, as frutas vermelhas também fornecem nutrientes importantes para a formação das proteínas de sustentação da pele, como colágeno e elastina.

Chocolate Amargo

O cacau é uma excelente fonte de antioxidantes como polifenóis e catequinas, que estudos descobriram ser eficazes na proteção da pele contra queimaduras solares e câncer de pele.

“O cacau contém quatro vezes mais polifenóis e catequinas do que o chá. Mas não é necessário exagerar: a dose diária de 25 a 30g, ou uma fileirinha da barra de chocolate amargo, já é suficiente”, diz a médica.

Uvas pretas

Com antioxidantes, as uvas pretas podem ajudar a bloquear os prejudiciais raios UV, prevenir rugas e aumentar a elasticidade da pele.

“A fruta também é uma excelente fonte de Vitamina E que mantém a pele hidratada. Mas o que mais chama a atenção é o resveratrol, um polifenol que tem ação anti-inflamatória, protetora do DNA celular e antioxidante”, afirma a médica nutróloga. Além disso, a vitamina C das uvas ajuda a revitalizar as células da pele.

Via: Marie Claire

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